domingo, janeiro 25, 2009

quinta-feira, janeiro 15, 2009

postal...

Chegou a casa numa noite de temporal, os pés carregavam água fria que gretavam a ponta dos pés com muita facilidade, à entrada do seu prédio o homem decidiu parar e ir ver o correio.
No meio de tanto papel, de publicidade e de contas para pagar, encontrou um postal antigo, tinha uma data carimbada muito difusa, ao ler apercebeu-se que contava uma história de amor que hoje poderia ter 15 anos precisamente.
Há coisas que tendencialmente se escondem de nós, e deixam as nossas escolhas presas pelo tempo, no princípio do passado.

domingo, janeiro 11, 2009

(1989) - Pai Natal, gostaria de ter este Lego este ano...


















Um dia sonhei ter este Lego, um barco dos piratas, na primeira vez que o tema apareceu, eu sabia que tinha que o ter! Sonhei tanto que acabei por tê-lo! Corria o ano de 1989 e tinha 9 anos e nada mais me interessava senão a colecção dos piratas da Lego! Claro que ainda me lembro que esta caixa era enorme, e sim, muito cara na altura, talvez custasse 10 contos, não me recordo perfeitamente, mas dado que ainda devia acreditar no Pai Natal nem pensei no preço, o que eu sabia era que me tinha portado bem durante o ano! Mas por curioso, eu descobri antecipadamente que o ía ter porque rasguei um pedaço do papel de uma caixa enorme que estava junto à árvore de Natal! Fiquei radiante da vida...da minha pequena vida! Só esperei que chegasse o fim do jantar para poder abrir as prendas! Foi um presente dos meus avós, já que os meus pais me deram o castelo também da colecção dos piratas, o que fez logo o conjunto quase integral da colecção de 1989! Foram os dias mais giros de brincadeira que tive até hoje e não me esqueço as vezes que brinquei com este set, o barco era mesmo genial, cheio de pormenores, com um macaco, papagaios, tubarões, pernas de pau...enfim, um mundo cheio de detalhe tal como eu sempre gostei! Os dias seguintes ao ter recebido o presente foram passados a montar o barco, e lembro-me que não foi nada fácil! Este barco tem quase 1000 peças e para uma criança de nove anos foi um desafio, o melhor dos desafios. O mais curiso é que ainda conservo o barco, agora desmontado, mas numa caixa que sobrevive em casa da minha irmã. Agora há pouco tempo, numa busca rápida, descobri que este modelo da Lego é um dos mais procurados de sempre na internet (Ebay) e é considerado por muitos fãs um dos melhores Legos de sempre! A lego nasceu nos anos 30 do século anterior (1930) e desde esse tempo que têm vindo a ser comercializados inúmeros conjuntos de Legos, dos mais variados temas, sendo por isso uma verdadeira honra ter brincado na minha infância com um dos melhores Legos da sua história! Eu se tivesse que escolher votaria no Black seas barracuda como um dos mais geniais, rompendo com tudo o que era feito até então. Eu fartei-me de brincar, sobretudo com o meu melhor amigo P. que tinha a parte toda da armada imperial eu tinha a facção dos Piratas completa! Portanto as brincadeiras foram fantásticas entre nós, fosse em minha casa ou na dele, foi sempre genial.

Sempre foi e sempre será o meu brinquedo de eleição...

Planeta dos sonhos...

Na passada quarta-feira adivinhe-se, fui visitar uma editora muito especial em Oeiras de seu nome Planeta tangerina. Esta foi a continuidade que o nosso professor de ilustração encontrou para nos oferecer, dado que existia uma aula em falta. Foi muito interessante conhecer este novo mundo ainda que não seja assim tão distante do meu, o universo dos ateliers, etc, ... mas todos os espaços/ateliers são únicos e este tem muito por onde o ser! Existem painéis e imagens/desenhos por todos os lado o que dão por si a cor e o lado aleatório ao atelier. É um espaço dinâmico quanto baste com os seus personagens/habitantes e fazedores de ilustração com muito encanto! Mies dizia menos é mais e parece que aqui esse mote faz todo o sentido, com tão pouco consegue-se tanta coisa.
Mas no não-óbvio, deve-se, controlar o que é pouco, deixando o essencial, potenciado; aí sim, reside a sabedoria de quem sabe dos outros, parecendo-me que existe esse elemento, aqui e ali, onde a criatividade mostra do bom-gosto ao preciosismo conceptual num diálogo aberto e sujeito à mudança, sendo que é sempre bem-vinda numa conquista inteligente sobre o imaginário infantil.

Ambiente cool, ideias premiadas, elementos pensantes e dinâmicos.

Adorei a dispensa atafulhada de Livros até a vista ficar cansada...
...mas aquelas mesas digitalizadoras são mesmo fantásticas... raios, o natal já passou!