segunda-feira, julho 11, 2005

desenho ou esquisso?

Haverá diferença nestes dois tipos de instrumento que nos acodem em instantes de prazer?
o imediatismo do esquisso é mais honesto, verdadeiro. Não temo a lentidão do desenho mas, de facto, não nos podemos remeter ao sufoco do desenho pausado e delicado.
O esquisso é voraz, segue o pensamento em velocidade aberta acelerada, sem parar.Sem compasso nem espera o esquisso é o instante do pensamento que não nos detém, momento único de ideia que flui. O cérebro incorporado na mão; ali naquele microsegundo, e já está.
O esquisso é uma página de livro de memórias rápidas que nos habitam diariamente e nos percorrem. É o senhor que tropeça numa multidão de gente e de repente vê-se sozinho num maciço preto riscado ou cinzento quando se afasta deixando o corpo nos momentos da não ocupação da caneta de tinta preta.Nessa tangência, onde corpo é branco e multidão é pez perfurado, negro riscado , a envolvência daquela imagem é tornada exponencialmente bela e expressiva. A matéria tem corpo assim como a não matéria, o volume de multiplicação da sensação onde a não evidência é tornada inteligível ao sabor da sensibilidade.O desenho é um momento de prazer contido, demorado. perde as qualidades do detalhe do "frame" continuado que passa e não pára para a desenharmos na sua forma e não a esquissarmos no seu conteúdo.Nesse pequeno caderno sem margens onde o esquisso acaba na mesa do lado, não mente a minha cabeça ao continuar a mandar informação para uma mão de rigor sensorial. Nesta capacidade obsidiante falo com a extremidade de uma caneta escolhida ao acaso estendida inclinada sobre a página virgem pouco riscada no momento exacto da diferença, contrapondo ou justificando o preto riscado e o branco fundo cor de papel.Onde a folha suporte tem um papel fundamental na captação momentânea e explosiva de segundos vejo no sujo indelicadeza e rudeza a volumetria pétrea preta da ideia.
É aí, nessa reflexão devoradora, que acontece ideia de projecto e não na curteza do não pensamento tornado em pele frágil pueril desenhada.

Sem comentários: