quarta-feira, novembro 07, 2007

Hotel...

Bem, que filme! Fiquei rendido ao encanto deste filme e foi mesmo o melhor que vi este ano até agora. Bem eu sei que já não é novo...Andava à procura deste "rapaz" há já algum tempo, já esteve à venda com o expresso se não me falha a memória, já teve no VideoCentro como venda de filme usado mas bem mais acessível...enfim, já esteve em tantos sítios e eu nunca o tinha conseguido apanhar! Foi numa tarde recente que lá encontrei este filme e não resisti a agarrá-lo...primeiro era para ser uma oferta, mas depois não me consegui libertar dele. Mas esta história não acaba já... aqui o tonto, depois de conseguir comprar o filme 2 vezes mais caro que o suposto...(pormenores), andou a tentar vê-lo durante os dias seguintes mas sem sucesso, havia sempre algo que falhava. Então pu-lo debaixo do banco do meu carro e pensei: " Pelo menos aqui ele está seguro, e quando houver vontade venho buscá-lo e voilá! Tinham-me avisado que este filme era um murro no estômago e por isso precisava de uma altura certa...
A altura certa chegou quando olhei para a minha estante e percebi que me faltava ver um filme...
Foi então que , depois de ter andado com o filme durante dias a fio debaixo do meu banco, lá me recordei que o tinha lá deixado como uma espécie de Relíquia perdida!
-Ena! Pensei eu; tinha o dia salvo. Voltei ao carro e... lá estava ele! Aparentemente esquecido...

Gostei da riqueza do filme...nem parece que é de 2004, aliás, parece-me já um clássico! A cor, a imagem, as roupas! Está perfeito! Este filme é um hino à vida Humana, à partilha, à protecção, à grandeza de algumas pessoas que tem coragem na ultrapassagem das dificuldades. É um filme baseado numa história real e faz pensar além dos pensamentos habituais. Uma das linhas que mais me marcaram...

Paul Rusesabagina (Don Cheadle): I am glad that you have shot this footage and that the world will see it. It is the only way we have a chance that people might intervene.
Jack (Joaquin Phoenix): Yeah and if no one intervenes, is it still a good thing to show?
Paul Rusesabagina: How can they not intervene when they witness such atrocities?
Jack: I think if people see this footage they'll say, "oh my God that's horrible," and then go on eating their dinners.
(...)
Coronel Oliver( Nick Nolte): [explaining why the world will not intervene] You're black. You're not even a nigger. You're an African!

Não preciso de dizer mais...
P.s.: Tem uma Banda sonora muito boa e entranha-se...

Sem comentários: