quinta-feira, novembro 08, 2007

Uma noite no CCB...

Vim agora de uma inauguração de uma nova exposição temporária no CCB, a primeira pós-Museu-Berardo, e fiquei muito interessado na obra deste jovem pintor (tem mais três anos que eu, logo 30), que revela uma intensidade que eu acho fenomenal.
A expressão de cada quadro é muito boa e garanto-vos que já não sentia esta sensação em relação a um artista plástico já há algum tempo. Até só com três quadros, já de alguma dimensão, se fazia uma exposição. Claro que esta mostra intitulada- "Caminhos Excêntricos", é composta por mais jovens artistas todos eles da Europa Central e apesar de me ter centrado mais neste trabalho achei um nível global muito interessante, fazendo crer que existe uma força criativa muito grande e com qualidade em zonas menos evidentes como a Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria e Áustria. Nós, Portugueses, é que sofremos com a descentralização da Europa, sendo que ainda nos passa muito mundo à volta de nós e que não pára. Mesmo nos tempos de hoje, ainda é tudo muito rápido e fulgurante para este país. Claro que temos coisas fantásticas e artistas óptimos, mas o nosso país não acordou para a expressão artística e para importância que tem na sociedade moderna. Uma Exposição renovadora, a 0 euros, uma noite bem passada à conversa com um grande mestre, o maior que tive nesta vida e onde se falou de tudo um pouco,
e também a reutilização deste espaço imenso que é o CCB para exposições temporárias! Já não era sem tempo e acho que foi uma correcção inteligente, já que não direcciona o CCB só para o Museu Berardo- relativamente a exposições- introduzindo assim alguma frescura e novidade, e que, apesar da rotatividade do espólio e acervo da Colecção do Tio "Bernardo" , torna a visita ao Centro Cultural numa possibilidade de impulso renovável- de exposição temporária em exposição temporária... Digo eu que vai aumentar o interesse...
Estranho é a ligação franca com o resto do espaço expositivo...será que irá haver uma separação de bilhetes da Exposição temporária para a exposição Permanente? Ainda assim, e mesmo não sabendo a resposta acho que a iniciativa tardia está ganha! Parabéns...

Daniel Pítin Flashback, 2007
| oil and acrylic on canvas | 140x180 cm |

Sem comentários: