sábado, outubro 18, 2008

Aula um e meio...



















A nossa primeira e verdadeira aula começou na passada Terça-feira.
Claro que eu não poderia deixar de ser Eu e chegar um bocado atrasado...
Mas foram só 5 minutos, nada do outro mundo. Claro que a sala, a pequena sala, de mesas dispostas em quadrado, com todos voltados para o interior, estava cheia, mentira, quase cheia, havia um lugar na ponta da sala... dirigi-me para lá e já todos estava a desenhar, rabiscar algo. Prontamente percebi qual era o exercício. Tínhamos que fazer os animais que passassem pela nossa cabeça. Utilizar a nossa memória visual para desenharmos os animais tal como os conhecemos. Ok, eu sabia que iriam chover desafios uns atrás dos outros, só assim faz sentido, pôr-nos a desenhar exaustivamente por memória é talvez dos melhores treinos que se pode ter.
Procurar os pequenos detalhes que fazem a diferença no animal escolhido. Eu desenhei hipopótamos, burros, pinguins, elefantes, girafas, macacos, etc...desenhei um jardim zoológico inteiro quase. A coisa no início tremeu um pouco, a mesa estava simplesmente imunda, forrada a carvão que alguém por lá passou e não limpou, resultado, as mãos limpinhas que tanto gosto de ter para não sujar nada era uma miragem. Fiquei logo todo sujo como as mãos de uma criança de 3 anos e borrei aí umas 5 folhas. Irritei-me, contidamente, levantei-me e fui lavar as mãos cirurgicamente no piso superior... Quando voltei, respirei fundo, forrei o apoio da mão com papel limpo e não-borrado e recomecei! Sim, começou muito melhor assim, fiz de conta que o princípio foi aquele...passados 30 minutos de ter entrado! Mas foi bom, concentrei-me só nos desenhos e não parei até ao fim! Lá pelo meio a rapariga do meu lado direito lá dizia umas piadas, e a voz não me era completamente estranha, depois olhei de soslaio e a cara não me era também estranha, foi então que perguntei: - Tu não és a I. ? - Sou! Eu bem sabia que te conhecia também!
Afinal estava sentado ao lado de uma pessoa conhecida, amiga de amigos comuns claro. Irra que o mundo é uma ervilha mesmo... tinha que ser mesmo ao lado! Engraçado, muito divertido mesmo, a partir daí fiquei apaixonado pelo porco-espinho que a I. tinha desenhado. Raios, também quero desenhar um porco-espinho assim! Estava mesmo giro. Depois deste primeiro exercício passámos a uma outra fase. Fazer os animais novamente mas o mais pequenino que conseguíssemos, simples, só com linha, e todos juntos uns nos outros como se tivesse encaixados, um Puzzle de Animais! - UAU, isto eu adoro fazer! ...pensei...A coisa foi melhorando significativamente, até o professor viu os desenhos e disse: - É mesmo isto! Pessoal, está aqui um bom exemplo! ...eheh fiquei logo contente e com vontade de fazer mais!

Este curso promete, eu estou muito entusiasmado com o facto de evoluir com pessoas do meio, que sabem e conhecem. Fico entusiasmado porque acredito no que faço, aqui eu estou mesmo no meu meio, um peixe dentro de água. Claro que tenho vontade de criar já. De mover personagens, de -los a contar uma história...mas tudo a seu tempo. É importante deixarmos alguns hábitos fora daqui, porque com eles não evoluímos tão rápido. E estou preparado para crescer também neste sentido, neste universo, que pode ser tão vasto como qualquer outro. Nada melhor do que imaginar, criar e ver acontecer. Um dia disse que gostava de ter a minha marca, não sei se falo da grande imortalidade que Milan Kundera nos seduz, mas qualquer coisa "in between" menos pronunciada mas igualmente lutadora. Um livro talvez... adorava publicar um livro, é um dos meus sonhos. Alguém me disse recentemente que é um sonho próximo, não sei se depende de querer ou não, não sei se depende da capacidade ou não, mas as palavras ouvidas reluziram e desenharam um sorriso. O início de qualquer coisa...

Ah, disseram que podíamos levar livros, mas estava estipulado uma ordem, claro que regras nasceram para serem quebradas e eu, como o exímio-rapaz-quebra-regras que sou, levei um livro só para chatear, ou melhor, enriquecer a aula. E foi isso mesmo que se passou, foi mais um livro entre os tantos, mas um livro que todos gostaram, tiraram o nome da autora, o professor gostou muito e ao que parece não conhecia aquele livro muito bem. O que é bom porque é mesmo a minha autora, até agora, favorita: Rebecca dautremer.

No fim da aula já tínhamos o típico T.P.C. que tantas saudades deixou do tempo de escola, e material para levar. Cartolinas de três cores, X-acto, cola de stick, e ideias! Esta última é pena, mas não se compra nas lojas... Quanto aos trabalhos foi completar o fizemos, fazer mais puzzles de animais e depois seleccionar um animal e fazer vários desenhos até encher um quadrado.

Não sei, mas julgo que a partir dos desenhos que fizermos vamos seguramente escolher um dos animais que será o personagem da história e depois desenvolvê-lo...-lo em várias situações, movimentos, etc...
Como diz o professor: "-O difícil não é fazer um desenho e uma personagem, o difícil é fazer uma história e produzir 10 desenhos com a personagem".

O meu TPC está em cima do texto...nem sei quantos animais diferentes consegui pôr...mas há repetidos... quase: Onde é que está o Wally?

Sem comentários: