sábado, outubro 11, 2008

O curso de Ilustração Infantil

Pois é...tudo começa, pois quando tudo começa, começa...mal! Começar por começar, o melhor é começar pelo princípio!

O Presente recente...

Este ano decidi que tinha que fazer algo que não a história do costume...Arquitectura, Arquitectura, Arquitectura...bem, a verdade é que eu acho que sempre fiz mais do que apenas Arquitectura, "apenas" digo eu, parece pouco algo que é tão vasto e toca tantos grupos de interesse que pode nunca acabar! Acho-me até muito contido na forma de abordar o tema, sobretudo com pessoas que simplesmente não nutrem a mesma paixão ou simplesmente não a vêem como motivo de interesse global. Mas ainda assim, acho que devia estender-me para outros sonhos, um-a-um, é um processo de continuidade como todos fazemos na vida, há coisas que vamos descobrindo que gostamos fazer, mais do que outras, mas simplesmente há coisas que sempre soubemos que poderíamos fazer na vida.

O Passado não tão recente assim...

Um dia lembro-me de ter esta conversa com o meu primeiro grande amigo o P. . Lembro-me de querermos ser Realizadores de Cinema, as conversas eram muito sonhadoras mas ao mesmo tempo sustentadas, sobretudo para duas pequenas almas de 10 anos apenas. Tínhamos os dois uma imensa paixão por cinema e pela arte de dirigir, enquadrar, criar. Longe do objectivo um dia decidimos fazer um clube de vídeo no Colégio e para isso levámos todos os filmes originais que tínhamos em casa. Eu não tinha assim tantas cassetes VHS mas o P. tinha tantas que rapidamente se tornou realidade. Começámos a nossa pequena negociata e a diversão foi mais que muita! Lembro-me de levarmos os filmes para o colégio e cobrarmos uma pequena insignificância, lembro-me que fizemos uns quantos alugueres e o clube funcionava bem, tínhamos cartões e tudo! Mas tudo o que é bom acaba depressa, e cedo perceberam que como o negócio corria bem tinham que acabar com a brincadeira. Fomos proibidos de continuar com o Clube que tanto gozo nos tinha dado! Mas assim e aos poucos a amizade foi ficando maior. Não sei se por acaso ou não, mas o certo é que as nossas cabeças saíam fora do baralho e as ideias foram sempre surgindo e estávamos sempre a criar jogos novos, a criar novas regras por exemplo, só para aumentar a dificuldade e o interesse...
(Ainda hoje se abrir um livro do liceu tenho animações nos cantos das páginas e era o primeiro a criar jogos enquanto estávamos nas aulas, era a distracção silenciosa).

O Passado mais recente mas também não tanto...

Os dois crescemos naturalmente e deixámos histórias pendentes, sonhos por concluir. Eu sempre adorei criar, imaginar e construir e tudo o que abarcasse estes mecanismos eu estava lá agarrado como um miúdo. Naturalmente que muita coisa se pode aplicar à vontade de criar, tendo o desejo por projectar espaços nascido da minha necessidade de imaginar tudo na cabeça e depois de comunicar essa imagem para o desenho, e seguidamente para uma maqueta. Esta disciplina obriga-nos a pensar em tanta coisa ao mesmo tempo que um esquisso tem que ser assim tão rápido, como um dedo no gatilho, não se pode perder um pensamento, eles têm que agir de comum acordo e sintonia: O cérebro e a mão. Tudo a fluir numa harmonia quase perfeita, uma simbiose, sujeita apenas ao critério espacial e imaginativo sem depender da falta de mecanicidade do binómio já referido.
Estes foram talvez os melhores anos da minha aprendizagem e os processo foram-se tornando mais integrados, concentrando-me apenas no essencial sem me preocupar tanto nesse ajuste de transição entre o pensar e o mostrar que pensaste. É aí que vive o desenho...

O Passado, o Presente e espero que o Futuro...

Os anos passam e parece que os sonhos voltam. Neste meu desejo contínuo por sonhar e depois tornar realidade acabei por aprender a também fazer sonhar, hoje acredito e sei que isso passa pela minha felicidade: Fazer sonhar. Aparecem continuamente pessoas que nos fazem querer sonhar mais e mais ainda, como o P. me fez sonhar, como M. apareceu para me fazer sonhar e sim, fazê-la sonhar. Juntos fiz o que só com P. tinha feito nos meus 28 anos, partilhar sonhos. A diferença é evidente. P. é um amigo e M. foi mais que uma amiga. Foram modos diferentes de partilhar mas com uma intensidade fora do comum sem dúvida, mas os dois insubstituíveis. Sei que estes são dois dos meus pilares, são os pilares da minha casa: Ser.

O Presente quase actualizado...

Aqui começa a outra história. Decorre de tudo o que se passou...
Inscrevi-me em Setembro para o Curso de Ilustração Infantil da ARCO que iria começar agora em Outubro, mais propriamente no dia 7. Andei o mês todo de Setembro com o rabo a tremelicar de ansiedade, por esta ou outra razão, mas o mês não acabava nunca mais e os dias começavam a travar, acordava sempre sobressaltado e dormia muito pouco. Queria rapidamente pensar em fazer coisas novas e esta era a grande oportunidade de me reconciliar com a diferença e o sonho.
O mês finalmente dobrou e começei a ver dia 7 cada vez mais de perto, começei a ver material específico, lápis de aguarela, uma nova série de lápis da Caran d´ache Luminance, papel; Na Arco tinham-me dito que as turmas eram estáveis, ou seja, podia contar com turmas de 12 a 15 pessoas seguramente.
A ânsia por conhecer pessoas novas e partilhar experiências similares fazem-me ficar assim, não dá para explicar melhor.

A trapalhada passada no dia 7...

Este era o dia. Na noite anterior sabia que tinha que ter tudo arrumado, neste dia tinha duas horas de curso a começar às 18:30 e depois um jogo de futebol às 21:00. Tinha um intervalo de tempo muito curto para sair, ir buscar o carro a pé do Castelo até ao Príncipe Real e ir até Benfica para jogar com amigos. Tudo isto misturado com a ânsia fazia com que tivesse que ser meticuloso com tudo. então preparei a mala com o equipamento necessário. Lápis, canetas, papel, aguarelas e depois do outro lado, calções, meias, ténis, T-shirt. O desastrado em pessoa não podia falhar nesse dia, mas ao que parece quanto mais organizado pior corre...
Fui trabalhar e quando chegou a hora , as 18:00, peguei no saco, peguei na carteira, no telemóvel e nas chaves do carro...mas onde estavam as chaves do carro? Sim, andei de rabo-para-o-ar à procura das ditas chaves e nada de aparecerem! Estava furioso, tinha mesmo que acontecer qualquer coisa depois de tantos preparativos e ansiedade! Fui ao Iseg com a M. só para confirmar se não as tinha lá deixado e nada! Chaves nem vê-las! Já eram 18:25 e decidimos apanhar um Taxi mesmo ali para o Castelo. Lá fomos na conversa e até chegámos rápido, estava atrasado só uns 15 minutos! Entrei disparado no pátio da Arco em frente ao Santiago Alquimista e perguntei onde era a sala onde decorria o Curso de Ilustração. Tinha que subir, e depois ou era a sala da Esquerda ou então tinha que continuar o corredor e virar à direita. Mas aquilo tem imensas salas portanto perder-me era o mais fácil. passados 5 minutos lá dei com uma sala cheia de gente. Para quem tinha dito 12 a 15 pessoas estavam o dobro dentro de uma salinha...ou seja eu além do atraso fiquei à porta. Engraçado porque há muitas pessoas mais novas que eu e poucas mais velhas, não muito mais velhas, vai ser interessante a experiência. Entretanto fiquei com sérias dúvidas se tinha entrado na sala correcta e com tantas pessoas a turma foi prontamente dividida em duas por terça e quarta-feira. Claro que tendo eu chegado atrasado não estava nem numa turma nem noutra! Aliás, eu nem sabia se estava no sítio certo, mas lá me virei para o lado e perguntei: Esta é a Turma de Ilustração? - Sim, sim. Passados 10 minutos: Mas é a de Ilustração Infantil certo? - sim, sim. Ok, afinal estava no sítio certo e eis que o professor me pergunta, enquanto eu estava noutro planeta, se tinha ficado em alguma turma, na de terça ou na de quarta... A minha reacção demorou mas lá respondi e fiquei igualmente na Terça-feira, tal como previsto...
A aula acabou pouco tempo depois, apenas o professor disse que não ia ensinar ninguém a desenhar, mas que ia potenciar cada um de nós, que íamos aprender noções básicas de paginação de um livro entre outras coisas. Ficou também combinado duas pessoas levarem um livro em cada aula, claro que eu já sei que livros vou levar, mas não fui sorteado para a próxima aula...
Raios...

Finalizada a aula a preocupação máxima foi retomar as buscas pela chave perdida. Conclusão, até hoje, chave nem vê-la! A futebolada com os amigos foi claramente relegada para segundo plano e só tive vontade de ir para casa descansar.

Presente mais presente não há...

O curso começa coxo e só arranca verdadeiramente nesta terça, portanto a ansiedade volta a apoderar-se de mim, combustível dos meus sonhos e também das minhas despassarices o certo é que a máquina funciona, sempre funcionou, e terça há-de voltar em grande.

1 comentário:

Anónimo disse...

E eu preciso de alguém para ilustrar as minhas histórias e há muito que sei quem é! Os desenhos estão FANTÁSTICOS! Lindos mesmo!

Estarei sempre aqui para te apoiar, para te dar força! Estarei sempre ao teu lado na busca desses sonhos! Foi isto que nos aproximou... Serei sempre mas sempre tua amiga! :D