domingo, março 08, 2009
Gran Torino...
É até agora o filme deste ano que mais me impressionou, já vi alguns dos que foram nomeados e premiados dos óscares, mas nenhum deles entrou nesta órbita, um filme seguro, simples de contar, simples de conceito, mas muito sábio!
Por vezes a minha geração não entende bem o papel que representa o Pai ou o Avô e tão pouco entendemos o seu olhar desconfiado e céptico com que olham os demais, os outros que não eles...
Se bem que aqui o universo contextualizante seja bem diferente do nosso, a verdade é que a expansão actual do globo faz-se por cruzamento de culturas que visitam e partilham as mesmas ruas que nós, o mesmo cinema, as mesmas angústias, e também os mesmos dramas.
Pode ser que as coisas estejam mesmo a alterar-se, mas será a mentalidade global parente da conservação das origens culturais locais? Não sei se será... mas também não pode ser um génio repulsivo...
Para mim um dicionário de códigos urbanos e humanos, de novos e velhos , que se cruzam num ambiente cada vez mais actual e verdadeiro, culturas à parte...mas também partilhadas.
muy bienne Clint Eastwood...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário