sexta-feira, março 03, 2006

Jogos de tabuleiro e outras macadas

Já lá vai a boa década de 80´ onde as tardes eram passadas com os ditos jogos de sociedade, monopólios e derivados que nos consumiam por horas a fio.
Sendo o mais novo do gang-quase-pé-de-chinelo os jogos eram sempre muito divertidos; aquilo era um convívio muito "à frente"! Tudo tinha mais 4 a 6 anos do que eu...Era uma grande vantagem!!
Hotel aqui, casa acolá e voilá! começava-se a tentar levar os outros à falência. Tudo valia, eu era derrotado exactamente pela minha boa disposição...não parava de rir!
Lembro-me também que quem ficava na banca nunca andava mal na "vida" ou de finanças!
Pequenos e birrentos mas espertalhões, claro!
A estes jogos juntavam-se os meros jogos de palavras que faziamos pela janela da cozinha.
Eu e a minha irmã numa, e os outros espalhados pela fachada do prédio. Era o mesmo edifício!
Muito pintalgado, era brilhante!
Cada um dizia a sua. Tínhamos um jogo de sequência de palavras em que tinha de haver uma ligação entre elas, mas nunca poderia ser repetida! Quem o fizesse era excluído. Isto noites a fio sem descanso!
Passámos a fase pictonary com as famosas renas!! lindo! passámos a fase d Trivial Pursuit e com ela o: "pfft perfeitamente" e estava certo!
Também era hábito assistir ao Festival da Eurovisão da Canção quando Portugal participava ( ora isso foi em 1900 e ai-espera-lá-que-já-me-esqueci) e quando os países cantavam na sua lingua mãe!! Ah pois é! Não aquela treta do cantar em Inglês para que percebam que nós nunca soubemos fazer letras de jeito(bem pirosas as nossas graças à rosa lobato faria)! Até acho que o Português tem uma boa sonoridade mas que é quase sempre mal aproveitada, com raras excepções mesmo no Festival Eurovisão da Canção.
De resto andávamos sempre ao contrário. Quando era uma música paradinha lá ganhava uma música acelerada! Sempre assim...
Claro que nessa altura havia quem decorasse as letras dos países mais absurdos e as cantasse pelo resto do ano... Tudo no meu prédio claro. Divertido mas depois muito irritante!!!
Claro que não posso deixar escapar incólume os aniversários cá da malta!
A paródia era total, e eu, claro, adorava porque todos continuavam mais velhos os mesmos 5 ou 6 anos e eu sem parar de rir!!
As grandes noites de Verão eram acompanhadas pelos Jogos sem fronteiras com o inigualável eládio clímaco e com a cidade da Amadora a ganhar sempre que participava. Sempre! e nós a torcer! O fantástico jogo do ganso que nós repetíamos em jogo!!
Os Karaokes que fazíamos, o jogo do :acrescentar um frase e depois trocava-se a ordem e lia-se tudo no final!! Dava uma trapalhada tremenda mas ea muito engraçado!
Os aniversários carregam um dos grandes mitos deste prédio: o grande "ranhoca"!
Ora aí está! O "ranhoca" não era mais do que um elemento comestível azarado. Passo a explicar.
Quem já organizou uma festa de anos sabe o quão difícil é gerir uma mesa para crianças!
Tudo tem de estar a preceito. As bebidas, onde se inclui a coca-cola, laranjada (sempre odiei este nome mas os adultos bebem sumo de laranja e os putos laranjada, mas no fundo é a mesma MERDA!porque é que fazem distinção!!??!?) a seven-up (zupi para alguns, esta eu não vou explicar) água (directamente do cano mais próximo) e outras porcarias!!No que toca à comida lá marcavam presença os bolos sortidos, os pães-de-leite com queijo, fiambre ou mistos. os croquetes ( ou cócretes como diz a magda-"Máguida"! no sai de baixo) as empadas de galinha, a gelatina,as batatas fritas, as mousses, etc...e claro: o bolo de anos!É aqui que entra o conceito do "ranhoca". nestas andanças todas do vai para a frente e para trás e : ai os putos que estão aí a chegar!, lá ía parar um destes coitados ao chão! e pimba: um ranhoca! Houve um ano que uma das nossas perversas mentes pensou em recolocar um pão-de-leite-quase-espezinhado-mas-que-andou-a-rastejar-pelo-chão directamente em cima da mesa entre os demais. Tudo muito "cozinha portuguesa", ou seja, nada se feita fora tudo se aproveita! O nosso país também já não andava bem, o que diminui o fardo da nossa consciência...
Claro que o engraçadinho/a sabia muito bem onde tinha recolocado o agora "ranhoca" e a grande piada era ver quem é que o caçava!!llolololloll
Ranhoca forever!!
Resta dizer que por um dos aniversários fui um dos "felizes contemplados" mas houve vingança logo a seguir... Sobrevivi!!
Não me posso esquecer das imitações, das ocupações indevidas dos patins das escadas para os jogos que inventávamos, dos nomes que eram dados ás nossas mães que elas nem sonham!!
O corte e costura era terrível!! Na televisão era imperdível um "agora escolha" com a Vera roquette e nós a tentar ligar e aquela treta sempre impedida!!
Nas férias elas viam o dirty dancing mil vezes e eu "os loucos do skate"(trashin´) e os Salteadores da arca perdida (Raiders of the Lost Ark) 500 000 vezes!!!
Hoje encontramo-nos muito dispersos, o prédio mantém-se, mas claro que é tudo diferente (só podia!).
Alguns de nós mantemo-nos zangados com histórias mais que antigas, mas por resolver, que não têm interesse nenhum!Casmurrices!!

3 comentários:

Rita Mira disse...

Estava prometido este post... mas nunca mais vinha...
Também eu tenho saudades deste tempo... destas brincadeiras e da forma divertida como as vivíamos...
Acho que hoje em dia nunca seria possível... os jogos são outros, os interesses são outros, a maneira como se vive é outra...

Fomos durante MUITOS anos um grupo inseparável e com o qual cresci...

Foi bom relembrares estes tempos, com tanto pormenor...fez-me rir... e também me fez vir uma lagrimita ao canto do olho!!!

joaopedromira disse...

como diria o Bonga:
uma lágrima no canto do olho,
uma lágrima no canto do olho!

grandes tempos , sem dúvida!

Mary Mary disse...

Cluedo dos Simpsons... :P