De tanto ouvir falar deste jogo de tabuleiro lá me decidi comprá-lo.
A vontade de jogar no primeiro dia era tanta que lá conseguimos reunir os quatro colonizadores da ilha de Catan.
Primeiro...aprender a jogar, ler as regras e montar o tabuleiro...sim, neste jogo faz muito sentido "montar o tabuleiro", pois ele é composto por múltiplas peças hexagonais que juntas desenham a Ilha e a água envolvente.
Basicamente este é um jogo de comércio, estratégia e sorte. Não basta trocar muito bem as "mercadorias", nem deixar que a sorte dos dados faça milagres. É preciso ser astuto no jogo das trocas e estar muito atento às movimentações na ilha, às trocas e baldrocas. O modo de crescimento e expansão na ilha pode resolver o jogo, pois se no princípio podemos ter azar na localização da ilha, quando o tabuleiro de jogo é revelado podemos equilibrar as forças...
Óbvio que todos os jogos de dados pressupõem sorte, mas este jogo não se baseia só em dados e além do mais, as probabilidades de um número sair mais do que outro existe! portanto a expansão no tabuleiro e o modo de fazê-lo pode não depender tanto assim de sorte, mas de estratégia pura e dura.
Uma das coisas que apreciei no jogo é que deixa todos os "colonizadores" divertidos e com uma óptima disposição no final sem esquecer os momentos hilariantes durante a "luta" por mercadorias e "pontos" e o consequente regatear!
Adoro jogos que juntam amigos em torno de uma mesa, ou mesmo no chão, e que divertem por várias horas.
Este leva 8 pontos (em 10)...
quinta-feira, agosto 03, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
coool! compras-te o jogo! isso é que deve ser jogatana! é um vicio esse jogo, um autêntico desafio.
bjkas e boas férias.
Sim sim!! vê lá o vício...hj até vou pôr o meu pai a jogar!
Beijinhos e boas férias para ti também!
Enviar um comentário