quinta-feira, outubro 23, 2008

Aula três...



















Lá voltei às minhas aulas no "fim do mundo" de animais...
Para esta aula era suposto levar algum trabalho feito e material. Cumpri em tudo. Saí mais uma vez tarde do trabalho e na correria ainda tinha que comprar as três cartolinas de cores diferentes.
Mas isto de ocmprar coisas baratas sem dinheiro vivo tem que se lhe diga! Com as pressas nada resulta, nada se faz. Parei na Corbel na Praça Luís de Camões para comprar as cartolinas mas como eram tão baratas não podia pagar com multibanco. Toca de ir levantar dinheiro e o tempo a passar... De cartolinas debaixo do braço, blocos A3 e canetas lá pus a mexer Rua Augusta abaixo, contornando o elevador de Stª Justa em direcção à Madalena, Subir até ao Chapitô e descer até ao Santiago Alquimista...Uff, parece fácil mas custa um pouco subir aquilo tudo de tralha às costas e com pressa nos pés. Mas lá se fez. Parei um pouco para esperar pelos meus pulmões e lá prossegui.
Claro fui o último desta vez e não o penúltimo. Na última aula tinha faltado uma mesa então o lugar para essa pessoa foi desenhar em cima do joelho. Claro, desta vez puseram a mesa...e onde? No CENTRO de todos. Claro, houve logo quem dissesse que ía para o castigo! Mas fui na maior, e confesso foi a aula que correu melhor! No meio de todos consegui concentrar-me melhor, curioso...
O desafio de consistia em pegar nos animais que tínhamos desenhado e escolher um, para desenhar em grande numa das cartolinas, depois tinhamos que desenhar por dentro desse animal outros animais de forma a que a silhueta do resultado se percebesse!
Bem, eu escolhi o burro, e curiosamente até fui dos poucos a acabar o exercício nas duas horas.
Mas o resultado foi bem divertido e havia tabalhos muito divertidos. O professor prometeu que vai puxar mais por nós porque o nível é bom e permite essa transição mais rápida. Adoro e estou a adorar fazer estes pequenos exercícios mas também sinto que preciso de fazer outras coisas, mas por outro lado começo a familiarizar-me bem com as formas distintas de cada aninal, as posições, a expressão natural de cada espécie. É importante treinar o olhar, conservar tudo na memória. É extremamente importante estar atento aos detalhes e depois simplificá-los. Até agora tenho estado muito satisfeito com a orientação do curso, mas tenho pena que sea pouco tempo. Por outro lado faço paralelamente as minhas histórias e os meus desenhos o que me permite progredir no que mais gosto. Esta semana tem sido cansativa, mas não abdico do meu tempo para desenhar e pintar.
Na semana passada fui comprar uma caixa de pastilhas de Gouache da Caran d´ache. São caixas fantásticas e a que comprei tem 15 cores e permite fazer coisas brutais, tem a expressão de um bom pigmento e a facilidade da aguarela. Duas boas combinações, resultado: desenhos muito expressivos! Claro que eu ainda estou a aprender mas a seu tempo tudo se consegue...
Comprei na casa varela e perguntei a Caixa de uns lápis novos que saíram, os Luminance, que têm uma resistência ao tempo fantástica e uma densidade de pigmento também impressionante!
Mas a caixa de 76 lápis custa ...200 euros! Enfim, é engraçado haver coisas que simplesmente só podemos admirar ao longe, na vitrine, distante, separados por um vidro...quase como a Tiffany´s em NY para as mulheres! Ok, são só uns lápis...nada mais. Mas lá está, é a velha teoria: Desejamos aquilo que não temos, sonhamos, por isso, às vezes mais vale não ter...ou então pelo menos que nos custe a ganhar! Senão serão só mais uns para a colecção...Blá blá blá...
Por sorte, e por ter comprado os gouaches, a senhora da loja lá me deu um lápis Luminance para as unhas, era oferta, uma promoção da marca, claro, eu fiquei feliz, Feliz com a "porcaria" de um lápis, pequenos mas grandes momentos lá está. O lápis é azul, agora tenho um, não preciso de ter todos, prefiro conservar o sonho, e guardar este como recuerdo!

Sem lápis da sorte ou não para a semana espero que seja mais animada, sei que vou ter pouco tempo disponível, que vou andar cansado. Neste fim de semana trabalha-se muito também, só vou ter tempo para dormir e para tratar de assuntos importantes.

Hoje a parte mais interessante do dia foi ver a minha trancinhas...dá para aguentar uma semana?

Sem comentários: